Scania entrega ônibus movido a etanol

[REPRODUÇÃO DE NOTÍCIA]
Fonte: Revista Transporte Mundial

ônibus movido a etanol

O acordo firmado no ano passado entre a Scania, a Viação Metropolitana (operadora paulista), a Prefeitura de São Paulo e outras empresas para a compra de ônibus movidos a etanol, começa a sair do papel.Hoje a cidade recebeu as primeiras 10 unidades do lote de 50 veículos previsto para serem entregues no próximo semestre. A cerimônia de entrega dos modelos contou com a presença de várias autoridades, entre elas, Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo e Sven Antonsson, presidente da Scania.

Os veículos fazem parte da Política Municipal de Mudanças Climáticas, lei municipal instituída em 2009 na capital paulista que prevê a adoção de todos os veículos de transporte público alimentados a combustíveis 100% renováveis até 2018 e 30% de redução dos gases causadores do efeito estufa até 2012. “Com certeza, em pouco tempo teremos centenas de ônibus movidos a etanol circulando por São Paulo”, afirma Kassab.

O modelo do ônibus é o mesmo vendido pela Scania na Europa –  o K 270 4×2 equipado com motor de 9 litros e 270 cv de potência. Esse propulsor é alimentado com um etanol especial, que recebe a adição de 5% de aditivo para obter melhor combustão. Além disso, a tecnologia já atende a nova legislação ambiental Proconve P7 (Euro 5), que entrará em vigor no Brasil em 2012.

As 10 primeiras unidades irão circular na zona sul da capital, nas linhas 577T/10 (Jardim Miriam-Vila Gomes), 509M/10 (Jardim Miriam – Terminal Princesa Isabel) e 6358/10 (Jardim Luso – Terminal Bandeira).

Mais detalhes:
A carroceria dos ônibus adquiridos é a Millennium II da Caio, com capacidade para 32 passageiros sentados e 53 em pé, com quatro portadas (duas do lado direito e duas do esquerdo) e mais duas rampas para acesso de pessoas com necessidades especiais.

Vejas as especificações técnicas abaixo:
Comprimento – 13.260
Largura – 2.500
Altura Interna – 2.150 – Parte alta / 2.660 – Parte baixa
Altura Externa – 3.156

Artigos Relacionados

Claiton

Claiton

Técnico em informática e admirador de ônibus. Pesquisador de chassis, motores, carrocerias e veículos comercias de uma maneira geral.

More Posts

Claiton

Claiton

Técnico em informática e admirador de ônibus. Pesquisador de chassis, motores, carrocerias e veículos comercias de uma maneira geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.