Frota de carros cada vez maior “trava” Salvador
“
Entre as atuais cinco cidades mais populosas do país, Salvador registrou o segundo maior crescimento da frota (44,8%), considerando o período de dezembro de 2007 a março de 2011 (ver info). Hoje na capital baiana, existe um carro para cada três habitantes. Salvador é o único dos cinco centros urbanos que não tem metrô funcionando, o que agrava os problemas no trânsito.
Não à toa, uma modificação em duas vias, duas sinaleiras quebradas, e uma breve paralisação de ônibus fizeram a cidade “travar” na terça-feira, 3, como descreveu o motorista Roberto Dias, 30, que tentava sair de sua residência, na Pituba, em direção ao trabalho, no Comércio, pela avenida Antônio Carlos Magalhães.
A situação repetiu-se nas avenidas Bonocô, Ogunjá, Tancredo Neves, Gal Costa Manoel Dias, San Martin, Paralela e Suburbana – principais vias de ligação da capital. E mostrou a vulnerabilidade do trânsito de Salvador. Realidade que está inserida nos dados apresentados, nesta quarta, 4, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A pesquisa do Ipea revela que 43,5% dos motoristas brasileiros enfrentam engarrafamentos diariamente. O número reduz quando se fala de motociclistas e usuários de transporte coletivo. Respectivamente, 28,1% e 35,1% dos entrevistados destes grupos afirmaram pegar trânsito intenso todos os dias.
O taxista Edio Bittencourt passa cerca de dez horas por dia rodando por Salvador e não lembra qual foi o dia que não pegou engarrafamento. “Não tem mais horário de trânsito livre”, lamenta.
Investimentos – Com frota de 736.695 veículos, segundo o Departamento de Trânsito da Bahia até março, Salvador, assim como as grandes capitais brasileiras, enfrenta o desafio de fazer fluir o trânsito.
“Os grandes corredores de trânsito já estão saturados, e se colocar um fluxo maior de veículos já fica ruim, aí com o problema mecânico de semáforo, todos os aspectos negativos concorreram”, afirmou sobre o episódio de terça o titular da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), Alberto Gordilho.
O superintendente avalia que só medidas a longo prazo vão sanar o problema, mas anuncia intervenções pontuais e a curto prazo que, acredita, devem melhorar o fluxo. “Estamos trabalhando com agentes nos principais cruzamentos”, destacou. Alberto disse que já garantiu R$ 1 milhão para, em parceria com a Superintendência de Conservação de Obras Públicas, resolver “gargalos” na cidade.
Segundo ele, a primeira intervenção será na Avenida Suburbana, com estreitamento e cortes do canteiro central a fim de alargar as faixas, construir baías para ônibus, e facilitar o tráfego entre as pistas.
Gordilho informou que o secretário de Transporte e Infraestrutura, José Matos, foi a Brasília tentar recursos para instalar sinaleiras inteligentes, que abrem e fecham de acordo com o fluxo. “Precisamos de R$ 45 milhões para isso”, afirmou.
“
—–
O que é incrível em Salvador é a prática de “colocar grade na casa depois que o ladrão já roubou tudo”. Todos esses anos foi observado o crescimento da frota de carros, motos, caminhões e ônibus também e poucas coisas foram feitas pra barrar OU redirecionar isso melhorando o Transporte Coletivo.
A equação é bem simples que todo mundo já sabe: Uma cidade com mais de 3 milhões de pessoas dependendo de um sistema PRECÁRIO de transporte Coletivo + Melhoria da condição de vida da Classe Média + Incremento no número de Condomínios – Intervenções nas vias de grande circulação = CAOS.
E não é só isso. Observem como ficou o estado das pistas das principais avenidas. A AV.ACM no Itaigara só tem buracos. A Paralela deixou de ser um tapete faz muito tempo também.
Vão usar sinaleiras inteligentes? AH DESCOBRIRAM QUE EXISTE ?! Pelo menos isso!