Análise do Leitor: 1203

Fala pessoal, beleza?

Hoje é o dia de maaaaaaaaaaaais uma Análise enviada pelo Leitor da TED! Essa é do meu brother Tássio Carvalho!

Confiram!

1203

INTRODUÇÃO

Voltando com o análise de linhas, dessa vez a linha escolhida foi a 1203 – BEIRU / TANCREDO NEVES X CAMPO GRANDE.

A linha 1203 é operada pela empresa BTU, Bahia Transportes Urbanos, empresa que foi oriunda da divisão da antiga Vibensa, e que atualmente é uma das melhores empresas que atuam em Salvador.

A BTU

A BTU costuma inovar, sempre trazendo algumas novidades. Foi uma das primeiras empresas a trazer veículos alongados (13,20 metros) para Salvador, em 2008, com os Busscar UrbanusS PlusS da linha 1052 –  Est. Mussurunga x Barra 2. Fato esse que logo após fez virar febre com as demais empresas trazendo alongados também.  Na verdade, antes dos PlusS a BTU já tinha em sua frota um Busscar UrbanusS EcosS alongado, o 3798 que chegou em 2008, e que aparentemente veio como um teste da Busscar / VW  e sob o Chassi Volksbus 17-210 EOD, e não com o 17-230 EOD.

Outro fato super importante era que até pouco tempo atrás (2012) a BTU tinha em operação o ÚNICO VEÍCULO ARTICULADO DE SSA, o 3791, que rodou o quanto aguentou. A frota da empresa geralmente é bem conservada e relativamente nova, e a empresa ganhou o certificado ISO 9001.

A BTU ainda tem o serviço BUSTV, que são TVs dentro dos veículos passando algumas informações de interesse ao público, e também propaganda. Esse serviço por sinal só a BTU tem em SSA .

A 1203

Não vou falar sobre a história da linha, até por que não acompanhei de perto, e nem costumo pegar a linha (só algumas vezes esporadicamente), mas vamos começar falando sobre o seu funcionamento. A 1203 possui 9 carros em sua frota, atualmente todos Busscar Urbanos com o Chassi Volksbus 17-230 EOD, sendo 8 carros ano 2007, todos chegaram 0KM na linha, e um ano 2008 que foi remanejado de outra linha. Todos os veículos possuem 12 metros.

Sua frota atualmente (Maio/2013) é composta com os carros, 3642 / 3643 / 3656 / 3657 / 3658 / 3659 / 3660 / 3661 / 3692, sendo que os dois primeiros e o ultimo são equipados com elevador para deficiente físico.

Das linhas com destino para o Campo Grande (não são muitas), a 1203 é uma das melhores. Ela perde feio para a 1306 – Colina Azul x Campo Grande, da empresa União (a melhor). Essa também é quase perfeita em sua frequência.

1203 está no pálio com a linha 1303 – Castelo Branco x Campo Grande, da empresa Axé, apesar de que acho que ela leva uma pequena vantagem em sua frequência, isso claro quando ela resolve passar certinha. Considero a 1203 melhor do que a linha 0419 – Pau Miúdo x Campo Grande da empresa Transol, essa linha inclusive é considerada por algumas pessoas como uma linha muito boa. Eu discordo, 0419 não mantém uma frequência tão boa assim, assim como a sua irmã 0416 – IAPI x Campo Grande., da União. Existem outras linhas com o destino do Campo Grande, mais essas citadas são as que possuem uma frequência de razoável pra boa.

TRAJETO

Bom, o seu trajeto faz com que a linha pegue constantemente engarrafamentos, o que dificulta um bom funcionamento e uma boa regularidade dos seus carros e horários. Sentido Campo Grande, 1203 pega a Est. Barreiras – Silveira Martins (Cabula) – Rótula do Abacaxi – AV Heitor Dias – 7 Portas – Aquidabã – Comércio – Carlos Gomes. Sua volta sentido Tancredo Neves é o inverso da ida, com a diferença de pegar AV Contorno logo ao sair do Campo Grande, enquanto na ida ela vai pela Carlos Gomes.

Em horários de pico, com grande congestionamento no Cabula / Rótula / 7 Portas, se prepare pra levar fácil uma média de até 2 horas da origem ao destino e vice-versa.

SUA IMPORTÂNCIA

A linha 1203 é basicamente a principal ligação da sua origem até a Est. Barreiras para a região do Comércio / Carlos Gomes / Campo Grande. A partir da Silveira Martins, ela divide a sua demanda com a linha 1130 – Cabula VI x Ondina, e a 1125 – Doron x Barra 1, da Joevanza..  A linha 1141 – Cabula VI x Ribeira R1 também da Joevanza dá um pequeno suporte até parte do Comércio na ida.

Como ela já parte de um bairro muito populoso, e carrega a região das Barreiras que também é populoso nas costas, isso torna a 1203 uma linha de demanda alta, com uma intensa procura. O que faz os seus carros a “desfilar” entupidos de pessoas. Juntando ao tamanho dos veículos que não são alongados, e a desorganização pela questão do transito e também da empresa, esses aspectos fazem que a 1203 passe em boa parte do dia com uma lotação de mediana pra alta fora dos horários de pico, e altamente concentrada nos horários de pico, mas isso já é assunto pra outro tópico.

O TRATAMENTO DA EMPRESA COM A 1203

Como falei no início da análise, a BTU é considerada uma das melhores empresas de SSA. Mais isso não reflete no serviço prestado a 1203. Quem depende da linha, certamente irá se estressar com horários desregulares durante o dia.

Às vezes passam um a cada 15, 20 minutos, de repente some por uma hora, e depois vem carros em comboio, e isso acontece com frequência. Venho observando nos últimos meses, em um determinado horário SEMPRE PASSAM DOIS CARROS (quando eu digo sempre não é modo de dizer, são praticamente todos os dias mesmo), mas pra passar dois carros juntos, antes a linha dá uma sumida e se você estiver esperando, é melhor tomar um calmante e esperar com mais paciência.

Final de semana então, se prepare por que 1203 vai sumir, literalmente. Se você tiver algum compromisso com hora marcada, saia com bastante antecedência, e se ainda assim demorar de aparecer um carro, pegue dois. Isso se dá ao mau tratamento / atendimento da BTU a linha.

1203 era uma linha muito mais confiável há um tempo, o que hoje em dia já não é mais. A BTU passou a dar mais atenção para as suas linhas “tops” e esqueceu da 1203. Isso é tão notório que a linha já deveria ter recebido novos carros alongados, mas os UrbanusS estão aí desde 2007 e em certos horários já não suportam a demanda.

 

CONCLUSÃO

A BTU precisa melhorar o seu serviço prestado na 1203, isso é fato. O seu roteiro também não colabora, já que sempre ela pega grandes engarrafamentos. Mas para “forçar” a empresa a cumprir, ou tentar cumprir com um serviço de qualidade, os órgãos competentes devem exigir da empresa com fiscalizações e até multas, que a empresa melhore o seu serviço.

Por todo o conjunto, eu dou nota 7,5 para a 1203. No geral ela é uma linha de mediana pra boa, mas pela sua alta procura, com certeza o tratamento e serviços prestados não estão a sua altura.

E ai pessoal? O que acham? Concordam com o Tássio? Tem algo a acrescentar? Participem!

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

More Posts - Website - Facebook

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

5 comentários em “Análise do Leitor: 1203

  • 19 de maio de 2013 em 20:26
    Permalink

    Rapaz, que analise boa viu, muito boa mesmo, mais só discordo um pouco pra falar de 0416 e 0419, acho essas duas linhas otimas, são muito frequente, pelo que eu vejo né .. em certos horarios elas podem bater tbm na 1203 ou virse versa, até porquê as três linhas também pegam congestionamento, agora que a BTU deveria valorizar mais a 1203 isso sim concordo e também colocar mais 1 carrinho né, pra ficar logo 10 carros. Não sei quantos carros as linhas 0416 e 0419 tem, mais essas duas linhas também eu acho perfeita pra uma linha Campo Grande, 0419 costuma ser melhor por ter carros alongados, já a 0416 não é um pouco mais escrota, enfim. Se discordarem só falar, aqui é transporte e Debate, estamos aqui pra debater mesmo. Valeu !!

    Resposta
  • 19 de maio de 2013 em 23:58
    Permalink

    Concordo literalmente, sem usar os argumentos da minha tia, no FDL do Tancredo quando vou pegar algo pra me saltar no Cabula só desço com qualquer outra linha, menos com 1203!

    Resposta
  • 20 de maio de 2013 em 14:29
    Permalink

    concordo com vcs mesmo eu ñ sendo do bairro de tancredo neves a empresa deveria aumentar mais a frota no total de 16 veiculos para q ñ houvesse problemas na demora e tb a empresa deveria trazer + veiculos novos nesse ano para a linha 1202 1203 e ñ concordo de a btu colocar sempre onibus novos em outras linhas como a 0803 0804 0918 0901-01 e esquecendo q tem a 1202 1203 para renovar

    Resposta
  • 4 de junho de 2013 em 23:04
    Permalink

    Eduardo faz a análise (caso ainda nao tenha feito) da linha 0234 e 0233 da Vitral – Engenho Velho de Brotas X Vila Ruy Barbosa R I e II!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.