Autor Tópico: Alteração de Fluxo: Av.Tancredo Neves (Iguatemi)  (Lida 1008 vezes)

Offline Eduardo Lima

  • Global Moderator
  • Novato
  • *****
  • Mensagens: 25
  • Karma: +2/-0
  • Que a Paciência esteja com você!
Alteração de Fluxo: Av.Tancredo Neves (Iguatemi)
« Online: Julho 20, 2013, 03:37:53 pm »
Acredito que um dos pontos de mais congestionamento em SSA está ali no cruzamento das vias da Av.Tancredo Neves (Quem vem do lado do G Barbosa x Quem vem do Shopping Iguatemi), onde há atualmente duas sinaleiras (para coordenar o cruzamento).. E ai há o fluxo de quem está na sua via sentido A Tarde vindo do Shopping Iguatemi, e há o fluxo de quem entra nessa via pela esquerda (vindo do G Barbosa, por exemplo).

Acredito também, que os engarrafamentos são causados pela retenção de fluxo (sinaleira) e pelos cruzamentos das grandes vias (fluxo vindo da esquerda = G Barbosa/A Tarde e fluxo vindo da direita = Iguatemi/Paralela), formando um grande X.. e um efeito cascata que acaba travando os dois sentidos da ACM e se junta com outro engarrafamento que vem do lado da Av.Tancredo Neves (pista do Sumaré até a Magalhães Neto).

Logo as sugestões são as Seguintes:

1 - Fechamento do encontro das duas vias (Fluxo que vem do G Barbosa/Detran - lado Esquerdo - não passam mais pro lado Direito - que são as pistas que vem do Shopping Iguatemi), como mostra a Figura abaixo:



- Fechamento do cruzamento feito com Gelo Bahiano
- Eliminação das Sinaleiras na frente do Shopping Iguatemi
- Desvio de Fluxo:
   1 - Quem vem do Detran sentido Sumaré/Caminho das Árvores/Centros empresariais depois do Shopping Iguatemi seguiria DIRETO até o cruzamento com a rua Marcos Freire (do lado da Tend Tudo) e teria a opção de seguir direto (Sumaré) ou entrar a direita por baixo do viaduto seguindo em frente para o Caminho das Árvores, ou entrar na pista marginal do lado da Desembahia retornando sentido Shopping Iguatemi.
   2 - Quem vem do Shopping Iguatemi sentido Caminho das Árvores, teria acesso a pista Marginal que se transformaria em Mão Dupla alargada.

2 - Transferência do Ponto de Ônibus em frente ao Itaú do lado direito da Estação Iguatemi para a Praça em frente ao Shopping Iguatemi:



- Como o cruzamento será fechado, as linhas de ônibus que tem ponto na passarela do lado da Estação Iguatemi, não conseguiriam cruzar a pista para parar nele, logo, o ponto poderia ser transferido para praça em frente ao Shopping Iguatemi.
- Como as sinaleiras em frente ao Shopping Iguatemi seriam removidas, a travessia de pedestre poderia acontecer através de uma passarela vindo do ponto da Igreja Universal, com um "braço" para praça (no meio) e terminando do lado do Shopping Iguatemi.



- Observem que, a Transferência do Ponto de Ônibus não iria atrapalhar o fluxo da via, pelo ponto necessitar ter um recuo e por não haver mais cruzamento após ele. Além disso, não haveria mais NENHUM PONTO DE RETENÇÃO nos TRÊS SENTIDOS (Detran > A Tarde, Detran > ACM-Comercial Ramos e Iguatemi > A Tarde, por não existir mais NENHUMA sinaleira e a travessia de pedestre também seria otimizada por não ser mais necessário esperar para atravessar a rua (uma vez que existiria uma passarela para tal fim.

3 - Alterações necessárias no eixo entre o Caminho das Árvores, Rua Marcos Freire e o lado direito da Av.Tancredo Neves:



- Para não criar um "Funil" na Rua Marcos Freire, que receberia o fluxo do desvio mostrado anteriormente, seria necessário...
    1 - Alargar a Pista/Ponte para "folgar" quem vem do Viaduto Nelson Dahia (Paralela/Av.Tancredo Neves) e não juntar tanto fluxo em apenas 3 faixas.
    2 - Manter a Direita Livre de quem vem do novo desvio sentido Marcos Freire
    3 - FECHAR a pista lateral ao Viaduto para Av.Tancredo Neves (que atualmente os Ônibus usam para acessar o Caminho das Árvores), para evitar cruzamentos por baixo do viaduto
    4 - Ampliar a passagem para o Caminho das Árvores por baixo do Viaduto;
    5 - Transformar em Mão-Dupla a via do lado da Desembahia (uma vez que a pista do lado do Viaduto - a Esquerda - Seria FECHADA, quem vem do Iguatemi não teria outro acesso ao Caminho das Árvores). A ampliação dessa via também é possível.
    6 - Retirada das sinaleiras da Av.Tancredo Neves (parte do Sumaré/A Tarde) colocando passarelas para travessia de pedestre (Inclusive a prefeitura já está fazendo isso atualmente).

CONSEQUÊNCIAS

- PRÓS:

- Com esses itens considerados, o cenário seria de RETENÇÃO ZERO na área compreendida entre a saída do Bonocô, sentido Detran / A Tarde até o início da Av.Magalhães Neto. E retenção zero também de quem vem da pista do Shopping Iguatemi para o mesmo caminho, uma vez que não haveria nem cruzamento de tráfego, nem sinaleiras.

- Isso criaria um "Efeito Cascata" liberando o tráfego no eixo do Iguatemi desde a rótula. Já que, existem ônibus que fazem o retorno na Rótula (vindo da Rodoviária) para voltar ao Iguatemi e pegam o engarrafamento que vem da sinaleira em frente ao Shopping.

- O Pedestre teria melhor acesso (sem parar) com mais passarelas na região. Assim como, o ponto de ônibus transferido pra Frente do Shopping iria provocar um deslocamento menor, já que o ponto atual é do lado da Estação Iguatemi (lá embaixo.. o pessoal tem que voltar de lá, atravessando as vias marginais depois do Shopping pra chegar lá).

- CONTRAS:

- Fechando o cruzamento em frente ao Shopping, quem vem da ACM e cruza a esquerda pra pegar o retorno em cima da Madeireira Brotas (vide Figura 4), ou vai seguir direto rumo a Paralela sem passar na Av.Tancredo Neves (eixo Sumaré/A Tarde), teria o acesso bloqueado.

A não ser que fizessem um "mergulho" pra eliminar este contra. Ou então, o fechamento do cruzamento poderia ser feito apenas pra quem sai da esquerda pra direita (G Barbosa/A Tarde) permitindo a passagem da direita pra esquerda (Iguatemi/Retorno Madereira Brotas).

- Pedestre indo pra a região onde fica o atual ponto (do lado da Estação Iguatemi), teria que pegar ônibus que passem dentro da Estação Iguatemi pra atravessar a passarela, ou, saltar no novo ponto e ir andando do Shopping Iguatemi até essa região.

- Se o alargamento não for bem feito onde indicado, a possibilidade de junção do tráfego de quem vem do Viaduto Nelson Dahia (Paralela/Tancredo) + Fluxo desviado sugerido (G Barbosa / A Tarde) + Fluxo de ônibus que sai da Est.Iguatemi pode causar um funil na região embaixo do Viaduto do lado do A Tarde.

Então é mais ou menos isso pessoal. Se tiverem críticas, sugestões, fiquem a vontade ai para comentar. Espero ter sido bem claro.