Retrospectiva 2013

Relacionei só algumas notícias “relevantes” no âmbito de Trânsito e Transporte neste ano. As notícias não vão ter ordem cronológica, mas aconteceram todas este ano.

FONTE DAS NOTÍCIAS:

JORNAL A TARDE / CORREIO DA BAHIA / CONDER / YOUTUBE

1 – ENTREGA DA VIA EXPRESSA:

Em Novembro foi “entregue” a obra completa da Via Expressa. A última fase (conclusão dos Túneis na Estrada da Rainha).

Confira as Fotos tiradas pelo Ícaro Chagas:

 

 

 

 

Leia a notícia completa:
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/via-expressa-cria-alternativa-de-transito-em-area-caotica-de-salvador-veja-o-que-muda

Veja o vídeo:
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2 – DIVULGAÇÃO DO EDITAL DE LICITAÇÃO PARA O TRANSPORTE URBANO DE SALVADOR

Em Setembro a Prefeitura divulgou o Edital de Licitação, que é praticamente IDÊNTICO ao da gestão anterior. Com algumas modificações bem pontuais. A Prefeitura recolheu sugestões e realizou uma audiência Pública no dia 19/12.

No antigo edital, assim como neste novo, a Prefeitura dividiu a cidade em 3 grandes lotes: A – Subúrbio, B – Miolo e C – Centro/Orla. O documento determina termos e condições para as empresas interessadas oferecerem propostas em cada um dos lotes. Cada lote teria então um grupo de empresas (formando consórcios) com concessão de 30 anos a contar da aprovação da proposta.

FONTE: CORREIO DA BAHIA

Minha opinião pessoal e intransferível é que o edital foi mantido do mesmo jeito que o anterior para que a licitação tenha um objetivo bem simples: Legalizar o sistema que já temos com as empresas que existem hoje. Hoje as empresas operam sobre liminar judicial, já que “na prática” não houve licitação do sistema e elas alegam uma dívida da Prefeitura.

No edital não é mencionado (por exemplo) que “A empresa que fizer a melhor proposta com o menor valor de tarifa, vencerá”.Pois isso poderia abrir precedentes para que outros grupos (de fora) fizessem como tal. Claro que, existe a “preferência” das empresas que já operam atualmente na cidade, mas dá pra perceber claramente que o edital foi “moldado” de uma forma que a “atual estrutura” já atenda 80% do documento.

A diferença básica seria que as empresas iriam se agrupar (em consórcios) ao invés de cada uma rodar individualmente. A descrição de itens como a Frota é tão vaga que o que existe hoje já se enquadraria perfeitamente a Licitação.

O edital de licitação, você pode conferir aqui:
http://www.desenvolvimentourbano.salvador.ba.gov.br/consultapublica/FormSTCO.html

E uma notícia:
http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/materias/1547155-licitacao-do-transporte-coletivo-esta-disponivel-a-consulta

3 – DOMINGO É MEIA E BILHETE ÚNICO

Em Julho a Prefeitura deu início a primeira fase do programa anunciado na campanha política de ACM Neto: O Bilhete Único.

O Bilhete Único (que já existia há uns 3 anos por ai), permitia que o passageiro pegasse 2 ônibus pagando apenas uma tarifa. A restrição era a Região a qual as linhas pertenciam. Na frente e lateral dos ônibus existiam as letras e cores identificando as 4 regiões: A – Subúrbio (Vermelho), B – Miolo (Verde), C – Orla (Azul) e D – Amarelo (Centro).

Na primeira fase, o passageiro só conseguia usufruir da 2a viagem de graça, caso o ônibus fosse de uma região diferente da primeira. Ou seja, se o passageiro pegasse um ônibus da região A, ele só teria acesso a integração gratuita se a 2a viagem fosse em um ônibus das regiões B, C ou D.

O que foi mudado em Julho foi o tempo em que a integração temporal poderia ser realizada: Foi de uma para duas horas.

Já o Domingo é Meia (como diz o nome), veio para permitir que os passageiros pagassem metade da passagem aos Domingos e Feriados. Este benefício até o momento funciona apenas ao pagamento em espécie (dinheiro). Ao usar o cartão a passagem ainda é descontada 100%.

Confira os vídeos:
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4 – SEGUNDA FASE DO BILHETE ÚNICO

Já em Dezembro, a 2a fase da integração temporal entrou em vigor e, atualmente, um passageiro pode pegar dois ônibus – sem distinção de região – e a segunda viagem (caso seja realizada dentro de 3 horas), não será paga. Isso representou um avanço sem precedentes no transporte coletivo da cidade, apesar de estar longe do ideal.

Isso significa dizer que é possível chegar em QUALQUER ponto da cidade (onde passam as linhas, é claro), pagando apenas uma passagem. As letras das Regiões A,B,C e D estão sendo retiradas aos poucos dos ônibus, mas a medida já está valendo. Usando Bilhetagem Eletrônica (VTE, Cartão do Estudante, Bilhete Avulso), qualquer pessoa hoje pode pegar dois ônibus pagando apenas uma passagem dentro de 3 horas.

5 – MUDANÇAS VIÁRIAS DA TRANSALVADOR

Esse ano a Transalvador começou a.. tentar.. (e em alguns casos conseguiu), começar a descascar o abacaxi do trânsito da cidade. Algumas vias foram modificadas (como a Av.Paulo VI), outras tiveram o tráfego desviado (como os ônibus que agora passam no Salvador Shopping saindo da Estação Iguatemi), e outras, foram bem frustradas como a “tentativa” da Faixa Exclusiva na Av.ACM e do “Corredor Progressivo” na Orla.

Confira algumas das mudanças:

-> MUDANÇA NA AV.PAULO VI
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http://globotv.globo.com/rede-bahia/batv-salvador/v/transito-na-av-paulo-vi-e-modificado-a-partir-deste-sabado/2990038/

-> MUDANÇA NA AV.TANCREDO NEVES – SALVADOR SHOPPING

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

Nesta mudança, os Ônibus que saiam da Estação Iguatemi em direção à Av.Tancredo Neves (Shop.Sumaré), passaram a seguir do lado do Makro, seguindo para Alameda Salvador que passa no fundo do Shopping Salvador. Uma nova rua foi criada no fundo da antiga Dismel (que é o prolongamento da Alameda Salvador) que desemboca lá via marginal da Av.Tancredo Neves. As linhas que não tiveram seu roteiro alterado foram aquelas que tem destino ao Costa Azul, Av.Magalhães Neto e Stiep.

-> CORREDORES PROGRESSIVOS:

http://globotv.globo.com/rede-bahia/batv-salvador/v/corredores-progressivos-sao-proposta-da-prefeitura-para-melhorar-transito/2429421/

Estes corredores foram anunciados, mas não foram construídos este ano.

-> FAIXA SOLIDÁRIA:
http://atarde.uol.com.br/transito/materias/1527470-faixa-solidaria-entra-em-vigor-na-orla

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A Faixa Solidária num durou nem uma semana.

-> FAIXA EXCLUSIVA NA AV.ACM

http://atarde.uol.com.br/transito/materias/1549516-primeiro-dia-de-faixas-exclusivas-complica-o-trafego

A prefeitura tentou colocar em vigor a Faixa Exclusiva pra ônibus na Av.ACM da Comercial Ramos até o Shopping Iguatemi. O que criou uma fila gigantesca de ônibus (que não poderiam sair da faixa) e consequentemente um bruto engarrafamento. A Faixa Exclusiva também foi adiada.

-> MUDANÇA NA RUA CHILE (CENTRO HISTÓRICO)

http://atarde.uol.com.br/transito/materias/1521277-mapa-mostra-como-serao-mudancas-no-transito-do-centro

Eles inverteram o sentido de tráfego na Rua Chile (era descida e passou a ser subida), e criaram um semáforo para fazer esta modificação.

6 – BRT ANUNCIADO PELA PREFEITURA

Como a put.. digo impasse do metrô foi “a resolvido”, a Prefeitura anunciou um Corredor Exclusivo com uso do BRT entre a Lapa e a Ligação Iguatemi/Paralela (LIP), que contará com 9 estações em nível.

Essa zorra vai custar a bagatela de 600 Milhões (por incluir obras de dragagem/terraplanagem e construção de elevados nas estações). E a via terá 13 Km. De acordo com o projeto não haverão cruzamentos/semáforos e o tráfego na via será contínuo.

Parte desse projeto também é a construção de Viadutos para eliminar cruzamentos (como os do Hiperposto x ACM e Itaigara x ACM).

http://atarde.uol.com.br/materias/1548476

Estão sendo cogitados outros projetos como o do Corredor Progressivo Aeroporto x Pituba (Via  Av.Orlando Gomes/Orla/Itaigara) e o Corredor Comércio x Iguatemi (estes ai NÃO SÃO de BRT).

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7 – CONCESSÃO DAS ESTAÇÕES DE ÔNIBUS.

A Prefeitura passou a administração das Estações Pirajá e Mussurunga para o Governo do Estado, como parte do acordo firmado para o sistema Metroviário. O Governo do Estado por sua vez, fez a concessão destes terminais para empresa CCR (a mesma que ganhou a concessão do metrô). Já a Estação da Lapa, está passando por um processo de privatização. O patrimônio continua sendo público, porém será administrado pela empresa privada que ganhar o edital de licitação que ainda será lançado pela prefeitura.

8 – OBRAS ANUNCIADAS PELO GOVERNO DO ESTADO

Como vocês já estão acostumados com a novela mais longa deste país, alguns capítulos foram acrescentados este ano. Resumidamente a CCR ganhou a concessão para tocar a obra do Metrô com prazo de entrega (linha 1) em 2016. Houve um impasse entre o governo do estado e a prefeitura sobre o valor final da tarifa (do metrô) e da aceitação dos termos do governo para implantação do sistema.

O Governo do Estado este ano anunciou as seguintes obras:

Corredor Transversal I – Duplicação Av. Pinto de Aguiar e Av. Gal Costa/Implantação da Ligação Pirajá x Lobato
Corredor Transversal II – Duplicação da Av. Orlando Gomes e Implantação da Av. 29 de Março 

Algumas ações em andamento:

  

–  Duplicação da Avenida Pinto de Aguiar

As obras de duplicação integram o projeto desenvolvido para o Corredor Transversal Gal Costa/ Pinto de Aguiar, que será um dos principais alimentadores do sistema do metrô previsto para a Avenida Paralela (linha 2). A via passará  a contar com seis faixas de rolamento de tráfego, três por sentido, além de ciclovia e passeio.

– Complexo de Viadutos do Imbuí

Os viadutos facilitarão a ligação entre a Paralela e os bairros do Imbuí, Boca do Rio, Stiep e a Orla. As vias marginais vão ligar o Centro Administrativo da Bahia (CAB) à Avenida Luís Eduardo Magalhães e a Luís Eduardo ao bairro do Imbuí.

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FONTE: CONDER

Tem muito blablalbalblaba sobre obras que foram anunciadas como o VLT do Subúrbio que seria expandido até Alagoinhas, mas já escrevi demais aqui hoje.

9 – TROCA DE LINHAS E CÓDIGOS

Em 15/12 a Transalvador começou a redistribuir as linhas de ônibus tendo como base – TEORICAMENTE – a distância das garagens até os Terminais (nos bairros). 14 linhas foram trocadas de empresa. O serviço continuou a mesma zorra, mas mudaram as empresas de lugar. Foi anunciado que seriam 90 linhas ao total, num processo gradativo, com as trocas acontecendo sempre aos Domingos entre o dia 15/12 e até o dia 19/01.

Há quem diga (boatos) de que essas trocas já são as empresas se equilibrando em consórcios (Lembra? Cada empresa vai participar de um consórcio e só poderá operar em um dos 3 lotes – Subúrbio, Miolo ou Orla) e ai no caso.. as empresas teriam que “largar” as linhas que são de outros lotes para “pegar ou ficar” com as linhas do lote ao qual pertencerão.

No dia 15/12 foram trocadas as seguintes linhas:
dx66.png

Esta última semana de Dezembro, algumas linhas conhecidas como “filhas” também alteraram seu código. Estas linhas são versões alternativas e possuem um código -01 no final para distinção. Até agora foram trocadas os códigos das seguintes linhas:

0901-01 (Boca do Rio x Ribeira), virou 0907
0902-01 (Boca do Rio x Lapa via Vasco), virou 0903
0209-01 (Ribeira x Barroquinha via Dendezeiros), virou 0212
1653-01 (Paripe x Aeroporto via Cajazeiras) virou 1625

Então é isso pessoal! UFA! Vai embora 2013 e que 2014 venha repleto de novidades BOAS pra nossa vida de passageiro no Transporte Urbano da cidade! FELIZ ANO NOVO POVO! Até a próxima!!

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

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3 comentários em “Retrospectiva 2013

  • 1 de janeiro de 2014 em 3:16
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    Barramar renovou também com Svelto 2012, chegaram no inicio de 2013, mas precisamente em Fevereiro e começaram a rodar nesse trecho de Fev/Março

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  • 1 de janeiro de 2014 em 3:19
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    E sobre a intelijeguisse dos caras, até hoje somos obrigados a ir no Dois Leões ou na Fiori, quando o certo era fazer o retorno ali embaixo na Rótula!

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  • 3 de janeiro de 2014 em 10:56
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    Muita boa retrospectiva Eduardo!
    A troca do código das linhas é novidade pra min. Já tinha passado até da hora de trocar o códigos dessas linhas.

    Resposta

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