" /> Portal Transporte em Debate – Bahia » Blog Archive » Modificações nas Atuais Estações – Est.Pirajá
quinta, 31 de julho de 2014 às 02:19

Modificações nas Atuais Estações – Est.Pirajá

Postado Por Eduardo Lima Em 22 de abril de 2012

Páginas: 1 2

GUIA DE PÁGINAS:

(PROJETO ATUALIZADO DIA 22/04/2012)

 

»» INTRODUÇÃO – MUDANÇAS (PÁG. 1)

»» LINHAS MODIFICADAS / NOVAS (PÁG. 2)

INTRODUÇÃO:


Como vocês sabem, a TED tem um conjunto de projetos para várias estações de Transbordo para melhoria do Transporte Coletivo de Salvador. Este post é mais um adendo demonstrando o que poderia ser feito nas ATUAIS Estações (Pirajá/Mussurunga), CASO TODAS AS OUTRAS ESTAÇÕES ESTIVESSEM JÁ PROPRIAMENTE CRIADAS. No caso da Estação Pirajá, seria necessário pelo menos a existência da Estação Cajazeiras e da Paripe.

Então, mãos a obra! Vamos lá!

Contextualizando: Hoje em dia existe um serviço de Reguladora em todas as Estações. O porém é que são poucos ônibus (normalmente 4 ou 5 ao total), que são usados em TODAS as linhas do Terminal. A reguladora é identificada com um código respectivo para cada Estação. Em Pirajá é o T002, na Lapa é T001, na Mussurunga é T013 e assim por diante.
Mas qual seria a diferença então?

O que estou propondo é uma ADEQUAÇÃO das Reguladoras. Ao invés de se ter APENAS 4,5 ônibus para TODAS as linhas do Terminal, CADA LINHA TRONCAL, que liga a Estação ao Centro, deve ter SUA PRÓPRIA FROTA EXTRA à espera de qualquer eventualidade.

Como assim?

A DINÂMICA DAS SUBSTITUIÇÕES.

Na Estação Pirajá, por exemplo. A empresa Barramar possui boa parte das linhas TRONCAIS e algumas Alimentadoras (ligam Bairros à Estação). O que ocorre é o seguinte: Vamos analisar a linha 1336 – Est.Pirajá x Barra 2. Esta linha tem hoje cerca de 15 veículos FIXOS operando todos os dias. Mas caso um deles venha a quebrar OU por algum outro motivo qualquer não consiga cumprir o seu horário, AS VEZES entra uma REGULADORA (se tiver disponível na Estação) para substituí-lo.

Mas se por um acaso, 2, 3, 4 carros da linha estiverem com algum impecílio? Seja preso no Engarrafamento, seja uma batida, seja remanejado em outra linha e não consiga chegar pra cumprir horário?

Então, HOJE, a Barramar pega a frota DE SUAS LINHAS ALIMENTADORAS pra SUPRIR esta necessidade. Ela chega numa 1463 – Boca da Mata x Estação Pirajá, que tem 6 carros fixos, TIRA UM e joga lá na 1336.

MAS NÃO É SÓ ISSO.

AS VERSÕES ALTERNATIVAS E HORÁRIAS.

Existem certas linhas na Estação Pirajá, que só operam nos horários de alto pico, fazendo viagens teoricamente rápidas do CENTRO para ESTAÇÃO, reforçando o atendimento. A exemplo, temos a linha H034 – Estação Pirajá x Rodoviária. Essa linha, NÃO TEM VEÍCULOS FIXOS. O que dá a entender o quê? Ela vai TIRAR ALGUNS ÔNIBUS DE CERTAS LINHAS PARA fazer este atendimento.

E ai, aquela 1463 que eu citei, com 6 ônibus fixos, perde mais 2 ônibus pra essa versão da H034. E normalmente também sai mais um remanejado em OUTRA linha FILHA horária, a 1332-01 = Est.Pirajá x Vilamar.

O resultado dessa história é a 1463 que tem 6  veículos ficar com apenas 2 ou 3 e seu tempo de espera subir pra 40, 45 min. O decorrer disso, são as filas ficarem GIGANTESCAS à espera de algum outro veículo REMANEJADO para levar todo mundo esmagado.

Citei este exemplo em específico com a Barramar por quê ela tem a maior quantidade de linhas Troncais, mas outras empresas como Axé, Expresso Vitória e Modelo também adotam práticas semelhantes.

Observe o quadro abaixo, para entender melhor:

Entende isso?

Então o que se propõe para resolver isso:

MUDANÇAS:

Explicando melhor:

Com isso, as linhas Troncais teriam seu reforço, que poderia ser usado como bem entender nas versões alternativas/horárias, e as linhas Alimentadoras trabalhariam com suas próprias frotas.

Um outro fator importante é a LIMITAÇÃO NO REMANEJAMENTO:

Seria PROIBIDO remanejar veículos que NÃO PERTENCEM ao mesmo tipo. Uma linha Alimentadora normalmente tem seu roteiro menor que uma Troncal e por conta disso as empresas acabam remanejando estes veículos para as Troncais.

Nem que fosse necessário uma padronização visual para coibir esta ação, mas é importante este item ser obedecido.

Vamos agora a parte principal: A MUDANÇA NAS LINHAS DA ESTAÇÃO !!

Artigos Relacionados

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

More Posts - Website - Facebook

Páginas: 1 2

HorrívelPéssimoBomÓtimoExcelente! (1 pontos, em média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...


22 respostas to “Modificações nas Atuais Estações – Est.Pirajá”

  1. Adilene Coutinho disse:

    NA VERDADE NA EMPRESA DA SÃO CRISTOVÃO É MAIOR EST.PIRAJÁ TUDO NA LINHA 1310 E ELES PASSARAM TODA HORAS NO POSTO TODO DIA CONCERTEZA. MODELO É OUTRO NA LINHA 1395. É AGORA MUDAR ONIBUS EMPRESA SÃO CRISTOVÃO COLOCAR NA LINHA 1310.

    • Eduardo Lima disse:

      Eu sinceramente não entendi uma palavra.

      Modelo e São Cristóvão são a mesma coisa. O que muda apenas é o nome fantasia delas. Tanto faz ser Modelo ou São Cristóvão nas linhas 1310 e 1395.

      E só observando: Isso não teve NADA A VER com o post. O site não pertence à prefeitura ou STP para que seja providenciado mudança de empresa de linha.

      • Adilene Coutinho disse:

        SIM EDUARDO NA LINHA 1310 ESTÁ PIOR O ONIBUS DEMORA HORRIVEL TEM 9 VEICULOS NA EST.PIRAJÁ. TODO DIA ESTOU NO POSTO PRA IR TRABLHAR FICARAM ATRASADO. O QUE ACONTECER QUE ESTÁ DEMORANDO AI.

        • Eduardo Lima Eduardo Lima disse:

          Então… Eles demoram por causa dos engarrafamentos e por não ter uma frota de reforço.

          Isso aconteceria mesmo se a linha estivesse na São Cristóvão.

          Aliás, muitas vezes tem carros da São Cristóvão na 1310.

          • Adilene Coutinho disse:

            Edaurdo eu vi aki Planilha frota ssa. Renovação na Barramar 0891 a 0900 será vai colocar na linha 1201. Tire esse velho veiculo de 0787,0788,0789,0791 para renovar esse onibus na Barramar

          • Eduardo Lima Eduardo Lima disse:

            “Tire esse veículo velho”.

            Virei dono da Barramar agora também. rsrsrs

            Esses carros são 2008. Não são tão velhos assim. Há um planejamento (até onde sei) de renovação da 1201 também, mas por enquanto, nesta remessa só entrarão 2 carros.

          • Renato Nascimento disse:

            Falta agora a renovação da Barramar, Tropical, btu,Ondina e Central estas três são um problema na cidade. Te espero Renovar este ano. A btu é muitoo velho demais na linha 1202 e 1203 e 1208. Renovar este ano. um abraço

          • Adilene Coutinho disse:

            PARABÉNS EDUARDO GOSTEI NESSA A FOTO EMPRESA DA BARRAMAR É LINDOO VIU. NOVA PITURA VEICULOS 0894. SERÁ QUAL É NA LINHA DA BARRAMAR.

        • Adilene Coutinho disse:

          BOA TARDE EDUARDO EU VI HOJE NA EMPRESA SÃO CRISTOVÃO GANHOU 10 VEICULOS 7161 A 7170. SÓ QUE FICOU 7141 A 7147 AINDA VAI TROCAR PELO VEICULOS NOVOS. JÁ TIROU ALGUNS VEICULOS 7061 A 7140 JÁ RECEBEU NOVOS ONIBUS PARA 10 VEICULOS. AINDA ESTÁ RODANDO NA RUAS NO MESMO NO PASSADO 2010 VEICULOS 7141 A 7147 NÃO MUDOU. SERÁ ELES VAI RECEBER MAIS VEICULOS EDUARDO. NA LINHA 1207. FOI POUCO ONIBUS DA SÃO CRISTOVÃO E QUERO RENOVAR NA EMPRESA TRANSOL NA LINHA 1206 SÓ 1 VEICULOS 5689 MAS EU NÃO GOSTEI, POR QUE RECEBEU 1 VEICULOS. O PIOR AINDA MAIS VELHOR HORRIVEL CARRO: 5569,5621,5588,5595,5610,5611 TE ESPERO RENOVAR ESSE ONIBUS VEICULOS. MAS FAVOR JÁ E HORA RENOVAR 2012. UM ABRAÇO ADILENE.

  2. Renatinho disse:

    na barramar tem 15 veiculos na 1335 eles passaram 15 mim EST.PIRAJÁ boa noite.

  3. Marcos disse:

    Sabe que já havia observado e pensado nisto, pois não há razão para tanta demora, se há veículos disponíveis em determinadas empresas. Já ouvi motoristas dizendo haver mais veículos na garagem do que na rua. Logo o que falta é comprometimento das empresas e prefeitura para com a população, se houvesse este comprometimento certamente as linhas seriam planejadas com veículos extras e não haveria deslocamentos prejudiciais para os passageiros. A linha 1540 – C. Pirajá x Est.Pirajá, curta e sempre tem atrasos e falta de ônibus, as vezes usam a inteligencia e deslocam um ônibus que está a recolher e manda suprir a falta. Já em utras linhas isto não acontece, falta de planejamento, gestão competente.

    • Eduardo Lima Eduardo Lima disse:

      O caso da 1540, seria resolvido de uma forma bem prática, se a divisão da linha fosse feita como eu postei ali na 2a página.

      PIRAJÁ É PIRAJÁ, CAMPINAS É CAMPINAS. Uma linha Marechal x Estação Pirajá não levaria 25 min pra fazer seu trajeto COMPLETO e não precisaria de 5 carros pra passar de 15 em 15.

      Agora, o caso é: Assim como tem reforços na 1540, eles muitas vezes pegam carros dela pra jogar na 1388, 1383, 1301 e ai descompensa tudo.

      • Renatinho disse:

        Na Barramar na linha 1357 passaram por 40 mim, antes eu sai na aqui no posto 10:40 e onibus chegaram 11:20 no posto demorou muito. A barramar tem muitas veiculos na linha 1357.

  4. Adilene Coutinho disse:

    Eduardo vc sabe o que significa isso na 1207-1 eu lembro no passado no onibus veiculo apache s21 curto eles colocaram na linha 1207-1. Agora este ano está na linha 1207. Mas como significa isso na linha.

    • Eduardo Lima Eduardo Lima disse:

      Essa é uma variação da linha.

      Normalmente, pra reforçar, eles botam algumas variações que fazem parte do percurso da linha.

      No caso, essa 1207-01 seria Tancredo neves x Est.Iguatemi. Não é uma linha OFICIAL, mas nos horários de pico, sai um (ou vários) carros do FDL de Tancredo, pegam a Estação Iguatemi e não vão na Pituba. Fazem a Volta na Av.Tancredo Neves e já retornam como Beirú/Tancredo Neves.

  5. Almir oliveira disse:

    BOA NOITE Prezados!

    trabalho no porto seco piraja e as vezes na volta para casa vou para a “estaçao piraçao”para pegar o BARRA 2 e presencio a desorganizaçao naquela estaçao a famosa linha H034 parece que esta la so para enfeite os carros ficam dando voltas dentro da estaçao e descem para rodoviaria sem pegar passageiro nenhum francamente eu queria poder entender as vezes como voce falou remanejar veiculos se tornou a “soluçao” mais que comum as vezes faltam veiculos para tapar os buracos

    • Eduardo Lima disse:

      Mas a H034 não foi criada pra levar ninguém da Estação pra Rodoviária mesmo. Os carros saem vazios pra pegar o pessoal que está voltando do eixo do Iguatemi.

      • Almir oliveira disse:

        Prezado Boa tarde!mas me diga uma coisa : ai entao ja nao existe um contrasenso por parte da transalvador? pois observo que muita,muuiita gente desce no iguatemi e fica quase 20 minutos esperando o 1336,1336-1 ,1336-2 ou 1301 para chegar ate la se esta linha horaria fosse usada para pegar passageiros da estaçao piraja nao desafogaria as linhas citadas e ainda reforçaria a 1357??? um forte abraço

  6. valnei A. Souza disse:

    EDUARDO0 PARABENS PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO NESTE PORTAL E GOSTEI.OLHA REFERENTE A LINHA 1540 ESTA LINHA NO PASSADO TEVE UM OUTRO CODIGO E UM OUTRO ROTEIRO E O BAIRRO DE MARECHAL RONDON TINHA SUA PROPIA LINHA QUE ERA MARECHAL X MATA ESCURA VIA ENE. STO.INACIO NO TEMPO EM QUE A ESTAÇAO CHAMAVA-SE ENE.ENTAO VAI UMA SUJESTAO UM POOL ENTRE AS DUAS EMPRESAS BTU X AXE UM CARRO DE CADA EMPRESA E FORMA A LINHA 1245.1 STO,INACIO X MARECHAL VIA ESTAÇAO PIRAJA E A OUTRA SERIA 1540.1 MARECHAL RONDON X ESTACAO PIRAJA STO. INACIO SERIA BOM PRA TODOS JA QUE TINHAMOS ESSAS LINHAS MAS A ENTAO PREFEITA LIDICE DA MATA AO REINAUGURAR A ESTAÇAO E COLOCAR O NOME DE PIRAJA DEIXOU MUITOS BAIRROS SEM LINHA DE ESTAÇAO ATE O PROPIO BAIRRO DE PIRAJA APOS ALGUNS ANOS FOI QUE VOLTOU MAS ATE HOJE TEM BAIRROS QUE NAO TIVERAM E NAO VAO TER MAIS SUAS LINHAS DE VOLTA, EX .VISTA ALEGRE , TANCREDO NEVES. OBRIGADO

  7. matesus disse:

    o onibus 6814 sumiu das ruas cade em 0417 que vai para iapi*lapa não tem onibus novos 6600 até 6630 não tem nenhum só tem 6781 6782 6787 6788 6844 não podia colocar algum novos

Comenta ai!

TAG CLOUD

POPULAR