Camaçari: Cooperativas renovam a frota

FONTE: Camaçari Diário
FOTOS: Rodrigo Chiclete

NOTA:

Camaçari tem suas linhas principais (dentro dos bairros e limites da cidade), feitas por Cooperativas e algumas feitas pela empresa Viação Cidade Industrial. Boa parte dessa frota é feita de Microônibus.

Ela também tem linhas para outras cidades ou regiões próximas da Região Metropolitana de Salvador (RMS), tais como Candeias, Simões Filho, Lauro de Freitas, Salvador (Lapa e Calçada), São Francisco do Conde, Dias D’Ávila, Mata de São João, Catu e por ai vai.

Essas linhas entre cidades/regiões são feitas em boa parte por ônibus convencionais das empresas: Viação Sol de Abrantes – VSA (maior parte), Brisa/Cidade das Águas (Mata de São João/Dias D’Ávila), Regional (Linha Rodoviária, Salvador x Camaçari) e Expresso Metropolitano (Simões Filho).

A novidade é que a frota das Cooperativas foi renovada com Midiônibus (Veículos maiores que um micro e menores que um ônibus convencional). Vejam a notícia abaixo!

COOPERATIVAS RENOVAM A FROTA EM CAMAÇARI!

Aconteceu na noite da quarta-feira (21/12/2011), no Clube Social de Camaçari, onde as cooperativas apresentaram para sociedade dois dos 40 novos ônibus que farão o roteiro entre a sede e orla do município.

Com capacidade para 40 pessoas sentadas, elevador para cadeirante e portadores de deficiências motoras, escrita em braile dentro do ônibus para orientar deficientes visuais, isolamento térmico garantindo conforto aos passageiros, visor eletrônico proporcionando melhor leitura do roteiro também à noite, sistema de segurança que limita a velocidade do ônibus e que não permite a partida com as portas abertas,  cada um dos dois novos ônibus apresentados representa um investimento de R$ 230 mil feito por cooperados da Cooperunião.

1561 - CooperUnião

Presidente da Cooperunião, Manuel Araújo destacou que, “até o final de 2012 a cooperativa comprará 15 ônibus do mesmo porte e outros menores. Essa é uma das nossas obrigações impostas pelo TAC. Sempre quisemos fazer isso, mas sem a segurança de permanecermos no sistema de transporte isso é inviável, pois o investimento é alto e o retorno a longo prazo”. Manuel também informou que os dois novos ônibus estarão prontos para atuarem na linha Camaçari x Arembepe e Camaçari x Vila de Abrantes dentro de 10 dias.

Presentes na entrega, os presidentes da Cooprotac, Cooperkombi, Cooastac afirmaram que estão trabalhando para promover a melhoria do transporte público em Camaçari como um todo. Para isso, além de trocarem toda a frota, tanto da sede como da orla, até 2012, representando um investimento superior a R$ 40 milhões, nos próximos meses implantarão a bilhetagem eletrônica no município.

Reconhecido pelos cooperados como o principal articulador para as melhorias no transporte alternativo de Camaçari, o vereador Alfredo Andrade (PSB), não escondeu a felicidade ao ver os ônibus. “Isso é uma prova de que estávamos certos quando fomos para cima do governo pedindo a renovação do TAC. Sempre acreditei no potencial das cooperativas. E vocês estão dando uma mostra disso. Agora o objetivo é continuarmos crescendo para melhor atender nosso povo”.

Superintendente de Trânsito e Transportes de Camaçari, Anderson Santos revelou que, “quando cheguei na STT encontrei a proposta do TAC engavetada. Essa é a verdade. O vereador Alfredo Andrade, assim como outros agentes políticos, foram de fundamental importância para que esse momento fosse possível.. Para mim que sou filho de Camaçari, que vi o nascimento do transporte alternativo na cidade, esse momento marca o início de uma revolução no transporte público do município”.

Para o prefeito Luiz Caetano, a entrega dos primeiros ônibus da nova frota é o fruto da união das cooperativas. “Vocês são exemplos de cooperativismo em todo o Nordeste, onde há uma grande dificuldade em se formar cooperativas. O início dessa nova frota não marca apenas uma nova fase no transporte público da cidade, mas fortalece também a autoestima de nosso povo, que terá orgulho de andar em coletivos confortáveis, seguros e com acessibilidade”.

 

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

More Posts - Website - Facebook

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *