TED-Análise : Linha 1336

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Superlotação? Excesso e concentração de Demanda? Sim! Isso mesmo!

Hoje vamos observar brevemente uma das principais linhas Troncais da Estação Pirajá, a 1336!

Post dedicado a você usuário desta tormenta diária no terminal mais conturbado do Miolo de Salvador-BA.

FICHA TÉCNICA:

1336 – ESTAÇÃO PIRAJÁ/BARRA 2
Empresa: Barramar – Viação Senhor do Bonfim
Frota: 15 veículos fixos
Frequência (média): de 10 a 15 Min
Intinerário
IDA: BR-324/Acesso Norte/Iguatemi/Av.ACM/CEASA/Hospital Aliança/Itaigara/Av.Manoel Dias/Amaralina/Rio Vermelho/Ondina/Av.Oceânica/Rua Francisco Otaviano/Shopping Barra
VOLTA: Av.Centenário/Vale do Canela/Av.Contorno/Elevador Lacerda/Comércio/Túnel/Aquidabã/7 Portas/Rótula do Abacaxi/Retiro/BR-324

– UM POUCO DE HISTÓRIA…

Essa linha foi criada nos tempos de Estação Nova Esperança – a antiga ENE – nos meados dos anos 80. Começou com a empresa da prefeitura, a Ogunjá, passou pela São Pedro com a chegada da Estação Pirajá em 1994 e hoje pertence a empresa Barramar.

O intinerário original cortava toda a parte do Iguatemi (Av.ACM/Comercial Ramos) e Itaigara, vindo através da Avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto – chegando assim diretamente na Orla na altura da Pituba.

– PRINCIPAIS PARADAS E SENTIDOS DE DEMANDA:

  • Estação Pirajá » G Barbosa/Shopping Iguatemi/Comercial Ramos/Itaigara
  • Iguatemi » Hospital Aliança/Itaigara/Manoel Dias/Rio Vermelho/Ondina
  • Itaigara » Rio Vermelho/Ondina/Shopping Barra
  • Av.Manoel Dias (Pituba) » Rio Vermelho/Ondina/Shopping Barra/Elevador Lacerda/Comércio
  • Rio Vermelho » Shopping Barra/Av.Centenário/Elevador Lacerda/Comércio/7 Portas/Retiro
  • Ondina » Elevador Lacerda/Comércio/7 Portas/Retiro/Bom Juá
  • Shopping Barra » Comércio/7 Portas/Retiro/Jaqueira do Carneiro/Estação Pirajá
  • Vale do Canela » Comércio/7 Portas/Retiro/Estação Pirajá
  • Elevador Lacerda/Comércio » Retiro/Estação Pirajá
  • Aquidabã/7 Portas » Estação Pirajá
  • Retiro » Estação Pirajá

– PRIMEIRAS IMPRESSÕES:

Como deu pra perceber, a 1336 tem um roteiro gigantesco (com quase 3 horas de percurso total – por ser uma linha Circular) e sofre com casos de

0862-1336
0862 na 1336, foto por Rodrigo Miguel

superlotação devido a má distribuição de linhas na região do Miolo; e também com os inúmeros engarrafamentos que prejudicam o tempo de espera/viagem.

Ela é, basicamente, a ÚNICA opção “rápida” de linha via Iguatemi/Itaigara/Orla/Ondina para a maioria dos bairros interligados à Estação Pirajá, a saber: Mata Escura; Jardim Santo Inácio; Castelo Branco, Dom Avelar, Jardim Cajazeiras, Vila Canária, Valéria, Palestina, Pirajá, Estrada da Base Naval, Fazenda Coutos, Tubarão (Paripe), Águas Claras, Cajazeiras, Boca da Mata, Fazenda Grande 1/2/3/4 (putz…) e além disso ainda tem a Estrada Velha do Aeroporto e Pau da Lima, que apesar de ter uma outra linha com roteiro pouco semelhante (a 1386 – Nova Brasília x Barra), tem um percurso bem maior indo pelo São Rafael/Paralela, fazendo os moradores dos bairros citados migrarem para Estação Pirajá em busca da 1336. Semelhantemente, existe ainda o São Caetano que busca a 1336 como um acesso mais rápido as regiões citadas.

Toda essa concentração de bairros em apenas uma linha, evidentemente, causam episódios horrorosos de superlotação nos horários de pico, corriqueiros na vida do passageiro. A fila da linha às 5 horas da manhã cruza boa parte da Estação e mesmo com uma “boa” frequência, não consegue atender toda esta procura. É normal ver um 1336 saindo do seu ponto com a porta do meio aberta e pessoas tentando se pendurar desesperadamente, com medo de perder o horário dos seus compromissos ao aguardar outro, frente ao engarrafamento na região do Iguatemi.

Na verdade, a 1336 não funciona exatamente como uma opção de IDA para Barra já que o roteiro é bem extenso até o destino. Ele serve para VOLTA.

– PICOS DE LOTAÇÃO:

A sua lotação vai atingir até a região do Rio Vermelho – vindo cheio da Estação, esvaziando e enchendo entre o eixo do Iguatemi até a Rua Oswaldo Cruz

0826-1336
0826 na 1336, foto por Felipe Pessoa

próximo ao Largo da Mariquita e seu pico de demanda sobe novamente no sentido de volta a partir do Elevador Lacerda/Comércio entupindo completamente ao chegar na 7 Portas.

Tirando as faixas de maior procura pela linha (entre às 5hrs e 9hrs, 12 hrs e 13 hrs, 17hrs e 19 hrs), é possível até pegar alguns horários sem ir pendurado ou esmagado pela imensa quantidade de pessoas dentro dos Ônibus. Dá até pra ir sentado. Mas você precisa disputar assentos pois existem apenas 40 lugares, sendo que retiraram 4 cadeiras no fundo – do lado do curral…

Em 2009, foram adotados veículos com comprimento de 14 metros e capacidade de aproximadamente 100 pessoas (o normal até então era 12 m com 75 pessoas) como paleativos para comportar a demanda e até estes ônibus não conseguem cumprir tal objetivo.

– AS VERSÕES FILHAS…

Além disso, a Transalvador criou duas linhas derivadas da 1336 (conhecidas por nós como “linhas-filhas”), numa tentativa de reforçar o atendimento prestado a Estação. As linhas são 1336-01 (Rio Vermelho) e 1336-02 (Itaigara), sendo que a versão até Rio Vermelho opera apenas no pico da manhã e em alguns horários na tarde, com veículos remanejados da própria “mãe” e o intinerário de volta é o mesmo da linha 1335 – Barra 1, passando por Amaralina/Pituba/Costa Azul/Av.Tancredo Neves/Rodoviária/Acesso Norte e BR-324 chegando à Estação Pirajá.

Já a 1336-02 – Itaigara é uma linha “própria” com 2 veículos fixos, o intinerário de ida é o mesmo da mãe até a Av.Manoel Dias e a volta é via Av.Octávio Mangabeira/Praça Nossa Senhora da Luz (Pituba)/Rua Pernambuco/Itaigara/Av.ACM/Iguatemi/Av.Tancredo Neves/Rodoviária/Acesso Norte e BR-324.

Estes reforços são apenas meras tentativas de dividir a demanda, reduzindo o trajeto, mas sabemos que este não é de fato a solução para o problema de Superlotação da 1336.

– CONSIDERAÇÕES FINAIS

Percebemos que os problemas desta linha não são e nem podem ser considerados como isolados. O que afeta ela, afeta a Estação Pirajá inteira que é a alta concentração de bairros interligados a este terminal. Se existissem mais linhas na região do Miolo com intinerário semelhante, ou seja, mais opções ou se ao invés disso, existissem MAIS ESTAÇÕES DE TRANSBORDO em Cajazeiras e na Suburbana, por exemplo, a Estação Pirajá e consequentemente a 1336 atenderia sua demanda, já que toda esta procura atual seria redistribuída evitando inúmeros transtornos aos usuários desta linha.

Chegamos ao final dessa Análise da linha 1336 – Estação Pirajá/Barra 2!

E você leitor, o que acha? Tem algo a contestar? Alguma informação a complementar? Deseja registrar sua opinião? Então o que tá esperando?! Comenta ai rapaz!

Eduardo Lima

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Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

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Um comentário em “TED-Análise : Linha 1336

  • 31 de outubro de 2011 em 0:23
    Permalink

    Esta linha assim como outras da Estação Pirajá, poderia passar por reformulações para atender a demanda, além de ônibus maiores, e extensões no roteiro e algo que ocorreu na época da extinta Ogunjá, o retorno das linhas Expressa e Semi-expressa, uma ligava a Estação a Barra diretamente sem parada, e a outra tinha pontos exclusivos de parada e tinha agilidade no serviço, claro que Salvador na decada de 80/90 não contava com os engarrafamentos absurdos de hoje.

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