TED-Análise: Linha 0717

Um dos melhores exemplos de como uma boa linha não precisa ter frota gigantesca ou um roteiro muito longo, vamos analisar a incrível 0717 – Vale das Pedrinhas/Barroquinha da empresa Verdemar!

0717 – Vale das Pedrinhas/Barroquinha
Empresa: Transportes Verdemar
Frota: 6 veículos fixos
Frequência (média): de 10 a 15 Min
Intinerário
IDA: Chapada/Ceasa/Lucaia/Av.Vasco da Gama/Dique/Djalma Dutra/7 Portas/Aquidabã/J.J.Seabra/Terminal da Barroquinha
VOLTA: Campo da Pólvora/Ladeira Fonte das Pedras/Dique/Av.Vasco da Gama/Lucaia/Ceasa/Chapada

Vale das Pedrinhas é um bairro situado próximo a região da Chapada do Rio Vermelho. É bem isolado pela sua única avenida principal, a Juracy Magalhães Júnior que faz ligação entre o bairro e o Centro de Abastecimento do Rio Vermelho, a CEASA. Por ser isolado, o acesso de maior parte das linhas fica apenas na entrada do bairro e, felizmente, possui algumas linhas saindo do fim de linha do mesmo que mantém uma boa frequência por realizarem um atendimento amplo à região da Chapada.

– PRINCIPAIS PARADAS E SENTIDOS DE DEMANDA:

>> Vale das Pedrinhas/Ceasa/Lucaia » Av. Vasco da Gama
>> Vale das Pedrinhas » Dique/7 Portas/Aquidabã/Barroquinha
>> Lucaia/Av. Vasco da Gama » Dique/7 Portas/Aquidabã/Barroquinha
>> Dique » 7 Portas/Barroquinha/Campo da Pólvora

– PRIMEIRAS IMPRESSÕES:

Seu intinerário inteligente e linear (praticamente não tem ladeiras), torna a viagem mais agradável. Excetuando-se os horários de alto pico, o trânsito é

1500 - Caio Apache VIP II da linha 0717
Veículo da linha Vale das Pedrinhas/Barroquinha

tranquilo em boa parte das principais vias. É simples, curta e direta ao ponto. Leva a Chapada a Barroquinha pela Av.Vasco da Gama. Os motoristas da empresa Verdemar sempre correm quando possível o que acelera mais ainda. 0717 é o tipo da linha que você nem se da conta que é tão frequente, muitas vezes nem lembra, mas se prestar atenção de 10 em 10 ou de 15 em 15 ela tá passando, incluíndo fins de semana.

Porém, como toda linha frequente em Salvador, enfrenta altos picos de lotação apesar de sua rotatividade. Observando bem, temos os passageiros da região da Chapada, Vale das Pedrinhas, Ceasa seguindo em direção à Vasco da Gama em seus diversos pontos como o Supermercado Extra, a Perini, até quem vai pro Ogunjá pode utilizar da 0717. Assim como a 0726-Vale das Pedrinhas/Lapa que faz o mesmo trajeto.

Ainda existe algo mais interessante: Ela é a única linha no Dique sentido Bonocô indo para a Barroquinha. Então existe ainda uma faixa estreita de pessoas que fazem essa “pequena” viagem dali até a Barroquinha, incluíndo também, a rua Djalma Dutra que liga o Dique às 7 Portas. Já na região entre às 7 Portas e o Aquidabã, passageiros pegam para o sentido de VOLTA da linha, observando que a 0717 só passa por ali em um sentido e não volta. Juntando todos esses fatores, temos a Rotatividade em alta. Pessoas sempre saltando e pegando não deixando o veículo extremamente cheio, ou vazio. Exceto obviamente nos picos.

Apesar da Barroquinha ser um Terminal, é apenas mais um ponto para a 0717 que não faz horário ali. Subindo a Ladeira da Santana na Baixa dos Sapateiros e chegando lá em cima no Campo da Pólvora, tem uma demanda concentrada no ponto em frente ao Fórum Ruy Barbosa que junta toda a Nazaré (passageiros que não querem pegar na Lapa, onde há 0726), que se destina à Av. Vasco da Gama/Lucaia, Região da Chapada e Vale das Pedrinhas.

– PICOS DE LOTAÇÃO:

Na manhã, 0717 já sai cheio do CEASA e enfrenta sua rotatividade ao longo da Vasco da Gama, Dique e 7 Portas. Sendo uma linha com demanda forte nos dois sentidos, ela não permanece vazia, pois, mesmo pela manhã, existem pessoas no Aquidabã/Barroquinha/Nazaré que tem destino em comum à região da Vasco da Gama/Lucaia/Chapada. No Dique é possível que a lotação seja reforçada com pessoas se destinando à Barroquinha, como já foi mencionado.

A Verdemar usa uma salada mista na Frota: Hoje tem veículos de 12 e 12,6 m que comportam a demanda fora do pico, mas a linha precisa de um reforço com veículos maiores, de 13,2 m para o maior movimento.

– CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Sendo muito criativa e frequente, atualmente, a única consideração que tenho a fazer é em relação ao tamanho dos veículos: Eles precisam ser de pelo menos 13,2 m para comportar a demanda. Fora isso, mesmo frente aos problemas de tráfego da cidade, 0717 é com certeza uma linha que você pode contar sempre que precisar!

 

E você leitor? O que acha? Concorda? Discorda? Algo à acrescentar? Então comente! Até a próxima análise!

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

More Posts - Website - Facebook

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *