Projeto: Conexão Local

1 – INTRODUÇÃO :

– REALIDADE ATUAL – O CUSTO DAS VIAGENS CURTAS

E ai pessoal, beleza?!

Então.. Vamos a um projeto meio alternativo que eu idealizei durante esses dias…

Já parou pra pensar como é desigual a tarifação de viagens de ônibus em Salvador? Já?

Então.. Continue lendo!

UPDATE: PROJETO REVISADO E ATUALIZADO DIA 26/01/2013

» ÍNDICE PARA PREGUIÇOSOS:

» LINHAS (EIXO BROTAS/CHAPADA/FEDERAÇÃO/ONDINA/BARRA) = PÁGINA 2

» LINHAS (EIXO CIDADE ALTA/CIDADE BAIXA) = PÁGINA 3

» LINHAS (EIXO SUBURBANA/LIBERDADE/SÃO CAETANO) = PÁGINA 4

» LINHAS (EIXO PIRAJÁ/CAJAZEIRAS/PAU DA LIMA/SUSSUARANA/CABULA/ORLA/RETIRO) = PÁGINA 5

» RESUMO = PÁGINA 6

VEJA A EXPLICAÇÃO CLICANDO ABAIXO EM LEIA MAIS!

Vamos a um exemplo hipotético…Supondo que você conheça a cidade é claro:

HOJE, se você passageiro, vai do Iguatemi até a Chapada, o que é mais ou menos 6 KM de percurso ou até menos, a passagem cobrada é de R$ 2,50. Inteira convencional.

Se você vai da Estação Mussurunga até a Barra, que são EXTREMOS da cidade, mais de 40 KM de distância a passagem também é de R$ 2,50. Viu como é caro e desigual?

As vezes você está com pressa e só precisa pegar um ônibus para um bairro próximo, coisa que vai levar no máximo uns 10-15 min de viagem e paga O MESMO que uma viagem que leva 1 – 2 horas. Sabe porquê?

Porquê, na prática, “não existem linhas curtas e rápidas em Salvador”.  O que existe são linhas longas (saindo da origem que é bem afastado do centro da cidade, em direção ao próprio centro) e ai, no caso do exemplo acima, o mesmo ônibus que você pega da Estação Mussurunga até a Barra é o que também pode ser usado pra te levar do Iguatemi até a Chapada.

Enfatizei, na prática, pois na Teoria, existe o sistema de Integração Local, para o qual eu abro um Parênteses:

(O sistema de Integração Local, consiste em linhas saindo de conjuntos onde não passam muitos ônibus – conjuntos dentro de bairros – e circulando nas vias principais com um trajeto relativamente curto comparado as linhas comuns. Só que, a maioria das linhas dos amarelinhos tem um tempo de espera superior a 30 minutos. Maravilha. Uma linha que você vai fazer 10 min de viagem, faz você esperar mais de 40. Faz sentido? Pra mim também não. E tem outro fator também: Se você está na rua e pega um Amarelinho, paga metade da passagem. Mas só é possível usá-lo através da Bilhetagem Eletrônica. A integração é feita quando você salta DENTRO DE UMA HORA E PEGA UM ÔNIBUS. AI a segunda viagem é gratuita. Em alguns casos/regiões, funciona. As linhas que tiveram mais movimentação ganharam mais frequência. Mas a limitação no tempo de Integração – de apenas 1 hora, acaba barrando o funcionamento adequado desse sistema )

Voltando…

O que acontece atualmente é que as linhas de Amarelinho servem mais para locais fora dos principais corredores principais da cidade, ou, para vias/bairros que não tem acesso a nenhuma Estação de Transbordo e nem muitas linhas de Ônibus.

Então, ela tá fora do escopo de atendimento LINHA RÁPIDA E CURTA. O Objetivo é apenas integrar os pequenos conjuntos nos grandes bairros.

Eu pensei em expandir esse conceito dos Amarelinhos para algo mais em conta para o Passageiro. Um sub-sistema de linhas feitas por MIDI-Ônibus, com uma tarifa FIXA (que seria o equivalente a meia passagem do ônibus convencional vigente), mas onde a pessoa pode usar tanto COM ou SEM Bilhetagem Eletrônica (o cartão).

A finalidade não seria apenas de integrar um conjunto pequeno num bairro grande, mas sim, de ligar bairros próximos com viagens curtas, pra diminuir a superlotação e o custo do passageiro por viagem.

Observem o quadro abaixo:

Entenderam a bagaça?

Resumidamente, esse sistema de linhas serviria pra você não precisar mais pagar uma passagem CARA pra fazer uma viagem CURTA, também serviria para os pequenos conjuntos dentro de bairros que não tem linhas para Estações de Transbordo (Engenho Velho de Brotas, por exemplo) e de quebra serviria pra reduzir a superlotação das linhas rotativas que HOJE existem pra carregar sua demanda ORIGEM/DESTINO e ainda tem que levar o pessoal que vai fazer uma viagem curta no trajeto da linha (que é o caso do cara que pega um Estação Mussurunga / Barra 2 no Iguatemi pra ir na Chapada já cheio e tem que pagar R$2,50).

Vamos a próxima página onde eu posto as linhas!

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Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

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Um comentário em “Projeto: Conexão Local

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