Frota de carros cada vez maior “trava” Salvador

[REPRODUÇÃO DE NOTÍCIA]
Fonte: A TARDE

Entre as atuais cinco cidades mais populosas do país, Salvador registrou o segundo maior crescimento da frota (44,8%), considerando o período de dezembro de 2007 a março de 2011 (ver info). Hoje na capital baiana, existe um carro para cada três habitantes. Salvador é o único dos cinco centros urbanos que não tem metrô funcionando, o que agrava os problemas no trânsito.


Não à toa, uma modificação em duas vias, duas sinaleiras quebradas, e uma breve paralisação de ônibus fizeram a cidade “travar” na terça-feira, 3, como descreveu o motorista Roberto Dias, 30, que tentava sair de sua residência, na Pituba, em direção ao trabalho, no Comércio, pela avenida Antônio Carlos Magalhães.

A situação repetiu-se nas avenidas Bonocô, Ogunjá, Tancredo Neves, Gal Costa Manoel Dias, San Martin, Paralela e Suburbana – principais vias de ligação da capital. E mostrou a vulnerabilidade do trânsito de Salvador. Realidade que está inserida nos dados apresentados, nesta quarta, 4, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A pesquisa do Ipea revela que 43,5% dos motoristas brasileiros enfrentam engarrafamentos diariamente. O número reduz quando se fala de motociclistas e usuários de transporte coletivo. Respectivamente, 28,1% e 35,1% dos entrevistados destes grupos afirmaram pegar trânsito intenso todos os dias.

O taxista Edio Bittencourt passa cerca de dez horas por dia rodando por Salvador e não lembra qual foi o dia que não pegou engarrafamento. “Não tem mais horário de trânsito livre”, lamenta.

Investimentos – Com frota de 736.695 veículos, segundo o Departamento de Trânsito da Bahia até março, Salvador, assim como as grandes capitais brasileiras, enfrenta o desafio de fazer fluir o trânsito.

“Os grandes corredores de trânsito já estão saturados, e se colocar um fluxo maior de veículos já fica ruim, aí com o problema mecânico de semáforo, todos os aspectos negativos concorreram”, afirmou sobre o episódio de terça o titular da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), Alberto Gordilho.

O superintendente avalia que só medidas a longo prazo vão sanar o problema, mas anuncia intervenções pontuais e a curto prazo que, acredita, devem melhorar o fluxo. “Estamos trabalhando com agentes nos principais cruzamentos”, destacou. Alberto disse que já garantiu R$ 1 milhão para, em parceria com a Superintendência de Conservação de Obras Públicas, resolver “gargalos” na cidade.

Segundo ele, a primeira intervenção será na Avenida Suburbana, com estreitamento e cortes do canteiro central a fim de alargar as faixas, construir baías para ônibus, e facilitar o tráfego entre as pistas.

Gordilho informou que o secretário de Transporte e Infraestrutura, José Matos, foi a Brasília tentar recursos para instalar sinaleiras inteligentes, que abrem e fecham de acordo com o fluxo. “Precisamos de  R$ 45 milhões para isso”, afirmou.

Link da Notícia

—–

O que é incrível em Salvador é a prática de “colocar grade na casa depois que o ladrão já roubou tudo”. Todos esses anos foi observado o crescimento da frota de carros, motos, caminhões e ônibus também e poucas coisas foram feitas pra barrar OU redirecionar isso melhorando o Transporte Coletivo.

A equação é bem simples que todo mundo já sabe: Uma cidade com mais de 3 milhões de pessoas dependendo de um sistema PRECÁRIO de transporte Coletivo + Melhoria da condição de vida da Classe Média + Incremento no número de Condomínios – Intervenções nas vias de grande circulação = CAOS.

E não é só isso. Observem como ficou o estado das pistas das principais avenidas. A AV.ACM no Itaigara só tem buracos. A Paralela deixou de ser um tapete faz muito tempo também.

Vão usar sinaleiras inteligentes? AH DESCOBRIRAM QUE EXISTE ?! Pelo menos isso!

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

More Posts - Website - Facebook

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.