Comparativo e Reflexões: SSA x Recife

Época de agonia em Salvador. TODO mundo agora parece lembrar e entender de Transporte e como ele é precário (olha só quem fala :lol:).

Vários jornais essa semana falando sobre a guerrinha da parte da Câmara Municipal do SETPS, opa, foi mal, de Salvador, contra o Metrô e associados..

Então.. Vamos divagar um pouco?!

Conversando no MSN com meu amigo Claiton Reis, ele mencionou o sistema de Recife, que me deu uma certa base para esse post aqui.

Mas só determinando uma coisa antes:

O objetivo não é a guerrinha clássica “melhor vs pior sistema”, “cidade vs cidade” nem nada desse gênero. Vamos guardar as devidas proporções.

Cada cidade tem sua história/desenvolvimento diferente. Quero usar o sistema de Recife como base para argumentar minha opinião sobre Salvador, certo?!

Dito isso, vamo seguindo:

O ideal, ao meu ver, para cada cidade é que seu desenvolvimento de infraestrutura seja unificado com o Transporte público. Não deveria haver dissociação entre essas duas coisas. Se você constrói vias, avenidas, ruas, viadutos ou qualquer coisa do gênero, creio que, pelo menos um planejamento de como organizar o transporte entre estas construções deve ser feito. Falo de Transporte Coletivo de início e, a depender do crescimento da cidade, um transporte de massa propriamente dito, seja ele Metrô, BRT, VLT e por ai vai.

O problema é que, em Salvador, tudo parece ser feito em ordem Emergencial. O famoso “temporário” que vira “definitivo”. Vocês que conhecem a cidade podem citar n exemplos. Onde você já viu um viaduto emergindo NO MEIO entre as pistas? Salvador tem. Vai ali na Madereira Brotas que você vê. E Ponto de Ônibus embaixo de Sinaleira numa pista com apenas duas vias mão/contra-mão? O sinal abre, buzu parado no ponto e o povo buzinando atrás? Salvador tem.

Não estou aqui pra julgar o que deveria TER sido feito no passado por outros governantes, até porquê é necessário citar um contexto histórico/político e isso é demasiadamente chato por hora.

Eu não precisei ir tão longe, em cidades que são “Referências” no Brasil pra citar um transporte mais organizado. Aliás, não precisei sair nem do Nordeste em si.

Recife, por exemplo.

O Metrô de lá foi implantado em 1985.

.
….

….

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

More Posts - Website - Facebook

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

Um comentário em “Comparativo e Reflexões: SSA x Recife

  • 31 de agosto de 2011 em 19:23
    Permalink

    Porém Recife esta um caos cheia de engarrafamentos.
    No entanto esta construindo muitos viadutos o que interdita o trânsito,duplicada a BR e ligando o metrô ao aeroporto e cidade da Copa em São Lourenço da Mata,o metrô se expandira para zona da mata sul próximo complexo Suape.Salvador é linda..abraços!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *