Comparativo e Reflexões: SSA x Recife

……

Eh…

Eu nem tinha nascido ainda.

Mas calma, “isso” não necessáriamente serve como prerrogativa. Várias cidades tem metrô faz tempo.

A DIFERENÇA TODA nessa questão é que: Eles não fizeram APENAS um metrô. Eles construíram UMA REDE INTEGRADA DE TRANSPORTES, a SEI. Pegaram o transporte coletivo da época, reestruturaram, interligando eles através de Terminais. Em 1994, surgiu o terminal do SEI integrado com o METRÔ e ai sim, colocaram na prática aquela palavra tão bonita e usada como chavão em tempos de “mobilidade urbana” hoje em dia: INTEGRAÇÃO MULTIMODAL.

Recentemente, reformularam mais uma vez o SEI, padronizando a pintura dos ônibus de acordo ao tipo de serviço utilizado:

Ônibus amarelos – linha alimentadora: trazem os usuários do subúrbio até o terminal integrado mais próximo.
Ônibus vermelhos – linha perimetral: cruzam grandes corredores sem passar pelo centro da cidade.
Ônibus azuis – linha radial: levam o usuário dos Terminais de Integração até o centro do Recife.
Ônibus verdes – linha interterminal: levam o usuário de um Terminal de Integração para outro
Ônibus brancos – Linha circular: levam os usuários a áreas do entorno do terminal

E a Tarifa lá? Pensa ai! O que você paga hoje pra pegar UM ÔNIBUS (R$ 2,50) aqui em Salvador, dá pra fazer pelo menos uma viagem de ônibus+metrô+ônibus lá no Recife.

Legal né?! Mas cuidado ao comparar: Salvador tem uma área muito maior e, por razões óbvias, o transporte executado por Km² aumenta. O que não justifica tanto descaso em relação ao repasse do custo ao usuário final.

Custo sempre é um quesito nunca discutido… Mas sempre aumentado ano após ano com a mesma desculpa: “Olha, o custo dos empresários aumentou..” SIM? E O NOSSO TAMBÉM NÃO?! E fizeram o quê pra justificar isso mesmo? Renovaram a frota com o mesmo tipo de ônibus utilizado há pelo menos 20 anos?

Com certeza, nem tudo são flores em Recife. Não vamos “endeusar” sistemas a distância. Eles devem também ter vários problemas no setor, como toda cidade tem. Aliás, quando se trata de TRANSPORTE PÚBLICO, SEMPRE vai ter algum problema por mais perfeito que ele seja.

Enfim… Depois de divagar um pouco sobre Recife…volte mais uma vez seu olhar pra Salvador.

..

Tá, ok. Pare de rir também.

Comentei que não vou ficar citando o que se deveria ter feito no passado, mas ai eu olho pro PRESENTE e vejo um mesmo padrão se repetindo.

Tanta discussão, burburinho, notícia por ai, pessoas se preocupando em defender arduamente o MODAL XYZ como melhor opção, jogando toda a culpa do transporte precário no Setps e companhia…Mas ai eu penso um pouco mais além disso:

Vocês acham que a chave do Transporte de Recife foi só o metrô? Ou a decisão acertada dos governantes da época em INVESTIR EM INFRAESTRUTURA E TRANSPORTE INTEGRADO?

Minha preocupação toda não está em modal a ser escolhido, mas sim em COMO ISSO vai ser administrado e o INTERESSE de quem estará a frente de tudo isso.

Pouco importará se for BRT, VLT, Metrô, Monotrilho, Carrinho de mão, PQP, VTNC, CASO NÃO EXISTIR uma revisão COMPLETA do sistema de Transporte da cidade INTEIRA.

A chave de Recife foi que a Evolução do Transporte/Infraestrutura ACOMPANHOU o ritmo de crescimento da cidade. Em Salvador isso NUNCA aconteceu.

Como pode se falar em Metrô, BRT, VLT, se HOJE, 2011, Salvador com 160 bairros*, só tem DUAS ESTAÇÕES de Integração/Transbordo? A Pirajá que carrega sozinha uns 30 bairros e a mais nova, Mussurunga, que está aumentando sua abrangência a cada dia?

Como se pode citar “Mobilidade” e “Modernidade”, se  HOJE, 2011, NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE INTEGRAÇÃO de Salvador com sua vasta Região Metropolitana?

Se hoje, por exemplo, existe a mesma malha de linhas urbanas que foram criadas à quase 30 anos atrás? Como é que pode você ver uma linha cujo título é: Fazenda Grande 3 / 2 / Jaguaripe x Lapa / Barra Avenida, ou Nova Brasília / 7 de Abril / Jardim Nova Esperança x Barra ? Se você HOJE em certos bairros do miolo passa 1 hora preso nos n conjuntos próximos, porquê não tem nenhum terminal/interbairro onde pode ser possível fazer uma transposição dessa demanda para uma via mais rápida?

Se hoje você que mora na Liberdade, ou Suburbana, NÃO TEM NENHUMA ligação com a parte NORTE da cidade através da orla? Isso dentro da própria cidade?

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

More Posts - Website - Facebook

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

Um comentário em “Comparativo e Reflexões: SSA x Recife

  • 31 de agosto de 2011 em 19:23
    Permalink

    Porém Recife esta um caos cheia de engarrafamentos.
    No entanto esta construindo muitos viadutos o que interdita o trânsito,duplicada a BR e ligando o metrô ao aeroporto e cidade da Copa em São Lourenço da Mata,o metrô se expandira para zona da mata sul próximo complexo Suape.Salvador é linda..abraços!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.