Análise do Leitor: Linha 0805

This entry is part 1 of 1 in the series Análise do Leitor
  • Análise do Leitor: Linha 0805

Bem vindos!

Começa hoje a série Análise do Leitor, que é a contribuição dos visitantes para o site! A cada 15 dias, caso alguma análise seja enviada, ela será revisada e publicada aqui no site.

A de hoje foi enviada por Adriano Pires.

Aproveite e envie a sua também para o e-mail contato@transporteemdebate.com.br

FICHA TÉCNICA:

Linha: 0805 – PITUBA/LAPA
Empresa: BTU – Bahia Transportes Urbanos
Frota: 10 veículos fixos
Cidade: Salvador/Ba
Frequência (média): de 10 a 15 Min
Intinerário
IDA: Av.Paulo VI/Av.Manoel Dias da Silva/Amaralina/Rio Vermelho/Largo da Mariquita/Lucaia/Av.Vasco da Gama/Dique/Vale dos Barris/Estação Lapa
VOLTA: Vale dos Barris/Av.Vasco da Gama/Lucaia/Largo da Mariquita/Rio Vermelho/Amaralina/Av.Octávio Mangabeira/Praça N.Sra da Luz/Jardim de Alah/Rua Amazonas/Av.Paulo VI.

Um dos bons exemplos em Salvador, em termos de atendimento eficiente ao usuário de transportes públicos. Aliando pontualidade, conforto e eficiência, a linha 0805 – Pituba/Lapa é um caso que merece ser analisado, para que se entenda o que há de bom no nosso sistema de transporte público, de quê ele carece, e o que precisa ser mudado.

0805 é uma linha que, ao menos no contexto de Salvador, funciona perfeitamente. Quais são as coisas pelas quais o usuário de transporte público mais preza? Andando de ônibus em Salvador, já é possível verificar (infelizmente, por sinal) uma vaga, mas presente, resignação quanto à falta de conforto que nossos ônibus oferecem. Detalharemos isso em breve. Como o usuário de ônibus é, em sua maioria, o trabalhador assalariado que precisa cumprir os horários da firma, a pontualidade do transporte público é certamente o quesito mais observado e mais criticado pelos passageiros. Como a linha Pituba/Lapa se comporta quanto a isto?

Devo admitir que 0805 se comporta muito bem. Como usuário da linha, posso atestar quanto ao tempo de espera compreensível, que oscila entre 10 e 15 minutos entre cada carro na Lapa. Este período se mantém preciso durante a maior parte do dia, incluindo os horários de pico. Uma das razões para tal é o percurso direto da linha, que alcança a Lapa seguindo pelas avenidas Paulo VI e Manoel Dias da Silva, por Amaralina, Rio Vermelho e pela ágil Avenida Vasco da Gama, retornando à Pituba da mesma maneira.

Este é um itinerário que acessa os principais pontos de interesse entre Lapa e Pituba. Um deles é a própria Vasco, que abriga o Hospital Geral do Estado, os supermercados Extra e Bompreço, acessos à Federação e a Brotas, além de comércio variado. A passagem pelo fervilhante Rio Vermelho e por Amaralina garante acesso a duas importantes áreas de lazer da nossa capital. E obviamente, sendo um dos bairros mais desenvolvidos de Salvador, a Pituba oferece, dentre outros atrativos, inúmeras agências bancárias, escritórios, escolas, comércio e serviços, incluindo a central dos Correios. Com uma viagem levando em torno de 40 minutos entre uma ponta e outra, 0805 é uma linha funcional e eficiente, mesmo com as paradas nos pontos e o limite de velocidade (60 km/h, raramente atingidos devido ao fluxo intenso nas avenidas).

A frota da linha também contribui para a eficiência do serviço. São dez veículos para um percurso não tão longo, principalmente quando comparado ao de outras linhas de roteiro infinitamente maior e frota reduzida. Ainda sobre a frota, é preciso reconhecer que 0805 é excelente. Os veículos são novíssimos, tendo chegado à linha apenas no ano passado.

Ainda sobre os veículos, voltamos à questão do conforto nos ônibus de Salvador. Enquanto a falta de conforto ainda é consenso, já tenho percebido que algumas pessoas não se importam mais em criticar os assentos duros e com pouco espaço entre si, as longas viagens em pé, o calor, o empurra-empurra (e suas variações mais aterradoras, principalmente para as mulheres). Para essas pessoas, chegar logo no trabalho ou em casa, e se livrar daquele tormento, é o mais importante. O quê esta linha propõe de diferente? Ônibus alongados, que são uma novidade bem vinda principalmente para Salvador, onde o império dos micro-ônibus espalhava seus tentáculos até pouco tempo atrás.

Os ônibus de 0805 são bem maiores que a média de Salvador. Com o comprimento de 13,2 metros, eles apresentam mais espaço para os passageiros em pé, e como a linha não opera absurdamente lotada na maior parte do tempo, isso significa que, nesses veículos, nem sempre nos sujeitaremos ao pior que o transporte público pode oferecer. Sem contar também que os assentos possuem bastante espaço entre si, de maneira que uma pessoa mais alta não vai precisar viajar com as pernas dobradas o tempo inteiro, o que é terrivelmente desconfortável. Obviamente, o bom estado de conservação também é mais um fator de conforto. Claro que assentos estofados (que, diga-se de passagem, são muito mais comuns em cidades como São Paulo) seriam a cereja no bolo, mas infelizmente o único disponível é aquele obrigatório, destinado aos obesos.

Ao final das contas, tudo isso é muito bom. Mas o leitor pode ter pensado: “esse atendimento só é oferecido a essa linha porque ela vai para a Pituba”. A Pituba, o estereótipo de “bairro de rico” em Salvador. No entanto, a lógica do empresariado de Salvador não é tão simples. 0805 tem um atendimento acima da média porque tem alta demanda, ou seja, muita gente usa. E segundo nossos empresários, as linhas que levam mais pessoas merecem atendimento diferenciado. Entretanto, esse detalhe não interessa àquela pessoa que usa linhas que quase ninguém pega (e que consequentemente não dão dinheiro). Todos nós queremos conforto e eficiência, pois os R$ 2,50 que pagamos são iguais, sem importar se usamos linhas da Pituba, de Paripe, de Nazaré ou de Cajazeiras. Esse é só um dos inúmeros exemplos de distorção no nosso transporte público.

Para resumir: 0805 possui a frota, a pontualidade, a eficiência e o conforto que nós desejamos para todas as linhas de Salvador. Este é o exemplo a ser seguido.

___________________________________________________________________________________________________________________

Este é o fim da Análise do Adriano sobre a 0805. E você? Tem algo a contestar? Concorda em alguns pontos, ou discorda? O que tá esperando rapaz! Comenta ai!

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

More Posts - Website - Facebook

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *