TED-Análise – Linha 1201

1201 – BEIRU/TANCREDO NEVES X BARRA

Escorço Histórico


Historicamente falando , Se não me engano, 1201 foi a terceira linha criada do antigo Beiru, pois o Bairro só contava com 1208 e 1202. É a linha mais importante do bairro e o “único” Barra do cabula já que 1239 é praticamente inexistente, graças a isso gera uma superlotação na mesma e um pequeno descaso da Barramar (que já foi pior) devido a falta de uma linha concorrente a altura.


A 1201 foi uma linha que teve poucas mudanças de empresa, pois quem a teve só largou quando parou de operar, foi assim com a TSS , e com a LAPA, creio que vá ser assim com a BARRAMAR. Historicamente a 1201 Sempre recebeu o que as empresas tinham de melhor na sua frota, o que não acontece atualmente, a frota não está tão ruim mas também não é das melhores, mas vamos ao que interessa:

0763 rodando 1201


Sobre o Roteiro:

O roteiro da 1201 Sempre foi Longo e Massante, em horários de pico uma pessoa que esteja na ondina para chegar no Tancredo neves leva pouco menos de 2 horas (você chega em feira primeiro mas não chega no Tancredo ¬¬”)

Ela tem duas filhas, porém as duas são inexistentes a primeira é a 1201.1 – Tancredo Neves x Garibaldi (que ninguém sabe ninguém viu), A Segunda é a 1201.2 Tancredo Neves x Barra (que volta pela Garibaldi ao invés da Vasco) essa segunda sim deveria ser mais explorada, já que voltar pela Garibaldi acaba cortando o engarrafamento da Vasco e conseqüentemente deixando a linha mais rápida, mas atualmente temos apenas o 0738 rodando nela. Falando em 0738, Vamos falar em frota:0789 rodando 1201


Frota:

A frota da 1201 Historicamente sempre foi uma frota nova,porém com a barramar a coisa mudou um pouco de panorama:

No Inicio da Barramar os carros mais novos que rodavam eram os finados 0568, 0576 e 0562(que era o EDF da linha), o resto era Torino gv e caio vitória ressuscitados.

Logo em Seguida Vieram os S21 2003 (0667, 0668,0669,0670).

até que em 2006 vieram os sveltos 2005, os quais até hoje essas miseras rodam aqui!

Eram eles:

0732, 0733, 0734, 0735, 0736, 0738, 0739

Em 2007 Parecia que a coisa iria mudar porque do nada Barramar fez uma aquisição de IVECO e colocou TODOS na 1201, eram eles:

0761, 0762,0770, 0771 – Sveltos

0763,0764,0765 – Granvia

então a frota da 1201 ficou mais ou menos parecida com o que era antes da barramar,
Relativamente Nova.

Em 2008 Barramar fez uma Nova modificação.. e sumiu com os ivecos da 1201 e vieram 4 S22 17 230 EOD, Eram Eles: 0787, 0788, 0789, 0790.

0790 se picou cedo daqui pra 1344 e a 1201 ganhou de presente o 0612, e recebeu 0515 de volta ¬¬”, Além de receber 0737 e 0738 pra completar já acabados, um veio de 1501 e o outro de 1431.

falando em 1431, depois que barramar assumiu 1201 tem a história de receber os “restos” da 1431.

Em 2009 1201 recebeu mais resto de 1431, foi o 0791, além de vir o 0721 e 0722, porém com a chegada dos trucados nas outras linhas 1201 recebeu pra variar.. mais ônibus remanejados. só que dessa vez agradaram, vieram o 0769 e o 0811, que logo em seguida foi trocado pelo 0785.

Trucado em 1201 só se vê finais de semana remanejado, mas isso é discussão de mais de 3 horas com Eduardo Lima, deixa quieto…

Em 2010 depois de um bom tempo.. 1201 recebe carro 0 km (tava na hora), porém chegou apenas 8 gatos pingados, enquanto 1431 todo ano recebe alguma coisa, porém não é hora de comparações.. deixa eu terminar de falar da 1201.

Chegaram 8 Sveltos com 13,2 m, até ai massa!, porém.. 36 LUGARES ? QUE PORRA É ESSA BARRAMAR???

Porém já é Assunto pra o próximo tópico, a frota atual:

Frota atual :

Hoje 1201 conta com 16 carros, a frota não é das melhores, porém também não é das piores,

temos:

0737, 0738, 0739 – Sveltos 2005

0787, 0788, 0789, 0791 – S22 2008

0769, 0785 – Svelto 2007

0872,0873,0874,0875,0876,0877,0879 – Svelto 2010 13,2m

A frota não chega a ser uma frota de respeito pra uma linha do porte da 1201, mas, poderia ser pior não é?


Demanda:

Duas palavras resumem a Demanda da 1201:

EXTREMA E ROTATIVA!!

Não entendeu?

1201 pega gente em todos os pontos que passa e deixa gente em todos os pontos que passa também, ou seja.. é um sobe e desce infernal, um passa passa miserável, aliado a isso.. o buzu vomitando pessoas a qualquer hora do dia, falo isso porque faço o roteiro dela todos os dias inteiro.
Dizem extra oficialmente que a 1201 é o segundo maior faturamento da barramar, perdendo apenas para a 1514 deve ser por isso que ela ainda dá uma atenção mínima que seja a 1201porque barramar fora da ESTAÇÃO PIRAJÁ escrotiza praticamente todas as linhas, com exceção da 1514 e da 1431 , 1201 não é privilegiada, mas também não chega a ser escrotizada, é um meio termo.


Freqüência:

Era pra ser de 6 em 6 minutos, porém, hoje a pessoa chega a ficar meia hora a 40 min esperando um 1201, e amigo. Acredite, 15 minutos sem 1201 já é um pandemonium, imagina meia hora….


Conclusão:

A 1201 é a linha mais pesada do cabula inteiro, ou seja, Linha pesada e complicada, é com barramar, isso tenho que admitir, acho que outra empresa Hoje não aguentaria a porradeira da 1201, afinal final de semana ainda tem a questão de ser uma linha de praia, e isso complica um bocado, o serviço pode melhorar? Claro que pode! DEVE, por sinal, essa pequena renovação me faz acreditar que ainda virão dias melhores pra 1201.


Nota:

Darei uma Nota 7,0, se fosse num colégio tava aprovado por média, porém arrastado, 1201 hoje é regular.

Artigos Relacionados

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

More Posts - Website - Facebook

Eduardo Lima

Eduardo Lima

Idealizador do Portal Transporte em Debate-Bahia, meio doido, fanático por Transporte Urbano, e estudante nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.